top of page

ORGÂNICOS: MUITO ALÉM DOS AGROTÓXICOS

  • Foto do escritor: Padaria dos Bebês
    Padaria dos Bebês
  • 5 de out. de 2022
  • 2 min de leitura

Alimentos orgânicos podem trazer impactos positivos não só para o ambiente, mas também para a sociedade e para sua saúde! Conheça mais aqui sobre produtos orgânicos



Quando se fala sobre alimentação equilibrada, um dos termos que logo surge é: ORGÂNICO!


E apesar de ser amplamente falado e divulgado, nem todo mundo sabe do que se trata, ou até mesmo conhece todos os impactos que esse tipo de alimento traz para o planeta e para a sociedade.


Então se você quer conhecer mais sobre o universo dos orgânicos, continue lendo este texto! ;)


O QUE SÃO ALIMENTOS ORGÂNICOS?


De acordo com a Lei 10.831 de 23 de Dezembro de 2003, de forma resumida, produtos orgânicos são aqueles provenientes de um “sistema orgânico de produção agropecuária em que se adotam técnicas específicas, mediante a otimização do uso de recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais”.


Como você pode ver, os produtos considerados orgânicos vão muito além daqueles alimentos nos quais não há utilização de agrotóxicos: são produtos em que a preocupação se estende à toda cadeira produtiva, desde a matéria-prima até as pessoas envolvidas nesse processo.


E é sobre isso que vamos explicar um pouco agora - quais são as características da produção orgânica, e de que forma ela impacta positivamente o ambiente e a sociedade.


COMO SÃO PRODUZIDOS ALIMENTOS ORGÂNICOS?


O sistema de produção orgânico apresenta algumas características visando a preservação do meio ambiente, da biodiversidade e da saúde humana, como:




ORGÂNICOS SÃO MAIS NUTRITIVOS?


Por muito tempo essa pergunta gerou dúvida, mas pesquisas sobre possíveis diferenças na quantidade de nutrientes entre alimentos orgânicos e não-orgânicos apontam que os alimentos orgânicos podem sim, ser mais nutritivos!


Isso porque os resultados desses estudos apontam que, por exemplo, a ausência de fertilizantes na produção de frutas (maçã, pêra), batata e milho, favorece uma maior concentração de vitaminas e minerais como cálcio, ferro, potássio, fósforo, zinco, magnésio e selênio – aliás, a quantidade desse último mineral foi 390% maior na versão orgânica quando comparada à versão regular! =O


Além disso, nos alimentos vindos de produção orgânica, a não utilização de fertilizantes também causou uma redução nos níveis de chumbo, alumínio e mercúrio – incrível, não é mesmo?!


Por isso, lembre-se: sempre que adquirir um produto orgânico, lembre-se que você está fazendo sua contribuição para o equilíbrio do planeta, da sociedade e da saúde!




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1. Lei 10.831 de 23 de Dezembro de 2003. Dispõe sobre a agricultura orgânica e dá outras providências. Disponível em https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/organicos/legislacao/portugues/lei-no-10-831-de-23-de-dezembro-de-2003.pdf/view. Acesso em Setembro/22.

2. Sociedade Nacional de Agricultura. Alimentos orgânicos: faça deles o seu presente. Disponível em https://ciorganicos.com.br/wp-content/uploads/2013/09/flyer-Organicos-29Junho2.pdf. Acesso em Setembro/22.

3. Borguini RG, Torres EAFS. Alimentos Orgânicos: Qualidade Nutritiva e Segurança do Alimento. Segurança Alimentar e Nutricional. 2006; 13(2): 64-75.

Comments


  • Design sem nome (61)
  • Whatsapp
  • Instagram

Loja Padaria dos Bebês

Rua Prof. Atílio Innocenti, 631

Vila Nova Conceição

São Paulo - SP

CEP 04538-001

www.padariadosbebes.com.br

© 2017 Todos os direitos reservados. Padaria dos Bebês Panificadora Ltda.

bottom of page